14.8.24

metamorfose

 crescer é bom mas requer aprendizagens e evolução. algumas normais da própria jornada, do próprio caminho que traçamos, outras que derivam de escolhas nossas. eu sempre me reconheci como sendo uma pessoa positiva. positiva por acreditar nas coisas e pessoas com todas as partes do meu ser. crescer e evoluir em mim deu-me a capacidade de ver e compreender que por vezes essa visão era às vezes irrealista. sinto que tal como comecei a usar óculos para ver melhor ao longe fisicamente fui também capaz de o fazer intelectualmente. e isso tornou-me uma paula mais realista, mas humana, mais crua e menos positiva. já vi muito mundo. já conheci muitas pessoas. faço o exercício de retirar o meu preconceito de lado para ver a realidade como ela é e não como quero que ela seja. tento ver as diferentes perspectivas. e a verdade é que muitas vezes agora sou naturalmente a pessoa que é descrente da realidade, que não acredita na mudança, que não é positiva. 

não me reconheço como pessoa negativa. reconheço-me como inteligente e capaz de avaliar situações. milagres acontecem. mas a maior parte das vezes os milagres são feitos por mãos humanas atentas a pormenores, que sabem ler a situação e tomar decisões difíceis. 

há uma frase que diz: "faz tudo da tua parte como se deus não existisse e confia como senão tivesses feito nada" e sinto que esta frase diz tudo. e é a linha que une a paula positiva e inocente do passado com a paula do presente. é que eu naquilo que controlo e que me é capaz dou o meu máximo. agora há coisas que eu não controlo. e eu sei. e nessas nem sempre sou positiva porque às vezes dependem de outras pessoas e eu como mente matemática que sou deteto padrões e percebo que não é por eu querer muito que as coisas vão ser diferentes. então só aceito entendendo que fiz o que estava ao meu alcance. 

aceitar quem somos em cada momento sem querer voltar a quem éramos às vezes é um desafio. há um luto que é preciso ser feito. há um processo de aceitação de quem somos neste agora que precisamos de fazer, que é importante que façamos. e cuidar de nós. e ter fé. há dias estava triste com esta versão de mim própria. ontem fui para outros sítios, fiz outras coisas e percebi ambientes diferentes trazem-me de novo a alegria, a fé e a esperança. ainda sei ser positiva, ter fé e esperança. e está tudo bem. aceito que não sou criança para sempre. não sou inocente para sempre. e, para dizer a verdade, nem queria ser. quero ser quem sou agora com todas as características que esta versão de mim tem.

somos pessoas em construção, em constante mutação. mas sabem há algo cá dentro de nós que nunca muda. a essência da paula é a mesma. 

a diferença está na forma como essa essência é expressada exteriormente, porque interiormente, na essência sou a mesma: o foco. o sorriso fácil e alto. a paixão pela música e por cantar. a provocação. o sentido de humor. o sentido de comunidade. a importância das amizades. a espiritualidade. o amor. a fé. o acreditar. a música. os livros. a escrita. a natureza. a solicitude. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te contenhas nas palavras. Valorizarei cada uma de forma especial. (: